Pesquisa demonstra que a exploração de produtos florestais não-madeireiros gera renda e promove a conservação ambiental na Amazônia.
Um estudo conduzido por pesquisadores da USP revelou que o extrativismo de produtos florestais não-madeireiros é uma estratégia eficaz para promover o desenvolvimento socioeconômico de comunidades amazônicas, mantendo a integridade do bioma. A análise aponta que populações que integram essa prática em seu cotidiano alcançaram níveis significativos de ascensão social, demonstrando que a exploração sustentável dos recursos naturais pode ser um motor de renda e autonomia para as populações tradicionais. A relevância desses achados reside na comprovação de que a conservação ambiental e o crescimento econômico não são excludentes. Os pesquisadores defendem que o fortalecimento desse modelo de bioeconomia é essencial, recomendando que o poder público implemente políticas de incentivo para consolidar o extrativismo como uma alternativa viável e sustentável para a região amazônica.
12 jun, 13:36
2 jun, 11:08
28 abr, 15:01
27 abr, 17:02
1 abr, 10:04
Carregando comentários...