A SpaceX enviou com sucesso a 12ª tripulação de longa duração para a Estação Espacial Internacional, composta por astronautas de diversas nacionalidades, para uma missão científica de oito meses.
A SpaceX realizou com sucesso o lançamento da 12ª tripulação de longa duração para a Estação Espacial Internacional (ISS) na madrugada de sexta-feira. A bordo da cápsula Crew Dragon 'Freedom', impulsionada por um foguete Falcon 9, a equipe é composta por dois astronautas da Nasa, um francês e um cosmonauta russo, que permanecerão na ISS por oito meses. Este lançamento marca a 12ª missão de longa duração enviada pela NASA em um veículo da SpaceX desde 2020, reforçando a parceria entre as entidades na exploração espacial.
Durante a missão, a tripulação, que inclui Jessica Meir, Jack Hathaway, Sophie Adenot e Andrey Fedyaev, dedicará seus esforços a uma série de pesquisas científicas, médicas e técnicas em microgravidade. Os estudos abrangerão desde a análise de bactérias até as interações entre plantas e micróbios, com o objetivo de aprimorar tecnologias essenciais para futuras missões tripuladas à Lua e a Marte, como parte do ambicioso programa Artemis da Nasa.