A Marinha acionou sua Força de Resposta Imediata a Desastres no RJ, onde 20 cidades enfrentam alto risco de inundações ou deslizamentos após chuvas intensas.
A Marinha do Brasil mobilizou sua recém-criada Força de Resposta Imediata a Desastres Ambientais (Frida) para atuar no Norte Fluminense, Rio de Janeiro, em resposta aos impactos das chuvas intensas. Esta é a primeira vez que a Frida é acionada, visando fornecer apoio humanitário, remover detritos e restabelecer vias em municípios como Cantagalo e Porciúncula, que estão em situação de emergência. Um contingente de 120 militares, apoiado por 24 viaturas e drones, foi enviado para a área.
Simultaneamente, 20 cidades do Rio de Janeiro enfrentam alto risco de inundações ou deslizamentos, com 19 municípios do interior e Região Metropolitana sob alto risco hidrológico, e Duque de Caxias, Niterói e Rio de Janeiro com alto risco de deslizamentos de terra. Sete municípios já decretaram situação de emergência. O Inmet prevê chuvas intensas para o estado, e a capital fluminense, que registrou o maior acumulado de chuva, retornou ao estágio de atenção após acionar o estágio 3 de ocorrências.