Levantamento do Inca revela maior consumo de tabaco e vapes entre pessoas LGBTI+, destacando a urgência de políticas de saúde pública específicas.
Um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelou que a incidência de tabagismo entre pessoas homossexuais e bissexuais é 76% maior do que na população heterossexual. O estudo destaca que o uso de dispositivos eletrônicos, como vapes, é quase seis vezes mais frequente entre o público LGBTI+. Especialistas associam esses números a fatores de risco psicossociais, incluindo a exposição à LGBTIfobia, além de maiores taxas de ansiedade e depressão. Adicionalmente, o relatório aponta que a indústria do tabaco utiliza estratégias de marketing direcionadas para captar esse segmento. Para enfrentar o cenário, o Ministério da Saúde implementou a obrigatoriedade do preenchimento de dados sobre orientação sexual e identidade de gênero no SUS, visando qualificar a coleta de informações e direcionar políticas de saúde pública mais eficazes na atenção primária.
23 jun, 18:34
23 jun, 07:01
30 mai, 11:01
27 mai, 00:32
1 abr, 16:03
Carregando comentários...