A agência reguladora busca atualizar o cálculo de produtividade das distribuidoras, o que pode alterar o cenário financeiro das empresas do setor.
A Aneel iniciou um processo de revisão na metodologia do Fator X, mecanismo essencial para definir a eficiência e as tarifas cobradas pelas distribuidoras de energia no Brasil. A proposta visa substituir parâmetros considerados defasados por modelos mais modernos, como o de produtividade total dos fatores (PTF) e a análise de TOTEX, que engloba de forma integrada os custos operacionais (OPEX) e de capital (CAPEX). A iniciativa busca tornar a regulação mais responsiva às demandas atuais do setor elétrico. Especialistas do mercado financeiro, como os do Itaú BBA, apontam que a atualização é necessária para corrigir distorções, embora o impacto final nas empresas ainda dependa dos resultados da consulta pública. Enquanto nomes como CPFL e Equatorial são vistos como potenciais beneficiários pela maior eficiência, outras companhias como a Energisa podem enfrentar desafios com os novos critérios de produtividade.
24 jun, 11:09
15 jun, 20:45
12 jun, 13:06
23 abr, 13:05
22 abr, 14:06
Carregando comentários...