Decisão permite que a petroleira busque indenização de US$ 1 bilhão por ativos confiscados durante a Revolução Cubana de 1959.
A Suprema Corte dos Estados Unidos proferiu uma decisão histórica ao autorizar a ExxonMobil a processar empresas estatais cubanas por ativos confiscados durante a Revolução Cubana de 1959. O tribunal entendeu que o governo de Cuba não possui imunidade soberana em litígios envolvendo a expropriação de propriedades americanas, fundamentando-se na Lei Helms-Burton de 1996. A disputa judicial gira em torno de refinarias e postos de gasolina que pertenciam à Standard Oil, antecessora da ExxonMobil, e que foram nacionalizados pelo regime cubano. Com a decisão, a petroleira poderá buscar uma indenização que, devidamente corrigida, supera US$ 1 bilhão. O caso agora retorna às instâncias inferiores para o prosseguimento da ação. A medida ocorre em um momento de tensões diplomáticas elevadas e reforça a política de sanções econômicas intensificadas pelo governo do presidente Donald Trump contra a ilha.
23 jun, 12:31
23 mai, 19:31
21 mai, 14:02
29 abr, 05:04
25 fev, 16:02
Carregando comentários...