A 21ª Obmep está com inscrições abertas até 16 de março para escolas públicas e privadas, reunindo milhões de alunos do 6º ano do fundamental ao 3º do médio.
As inscrições para a 21ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) estão abertas até o dia 16 de março, convidando estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio. Pela primeira vez, a competição, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), permite a participação de alunos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, com categorias específicas para cada rede. A iniciativa visa estimular o estudo da matemática e identificar talentos, reunindo anualmente mais de 18,5 milhões de participantes.
A Obmep oferece um total de 8.450 medalhas nacionais (650 ouro, 1.950 prata, 5.850 bronze) e 51 mil menções honrosas. Os alunos de escolas públicas que se destacarem e forem premiados nacionalmente terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que inclui uma bolsa de R$ 300 mensais concedida pelo CNPq. A competição será dividida em duas fases: a primeira, uma prova objetiva, ocorrerá em 9 de junho, e a segunda, uma prova discursiva para os classificados, será em 17 de outubro.