A EBC iniciou a montagem da primeira estação experimental da TV 3.0 na Torre de TV em Brasília, marcando o começo dos testes para a nova tecnologia que promete imagem 8K e interatividade.
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) deu um passo significativo para o futuro da televisão brasileira ao instalar a primeira antena experimental da TV 3.0 na Torre de TV, em Brasília. Este marco inicia a fase de testes da nova tecnologia, que promete revolucionar a experiência do telespectador ao combinar o sinal aberto com serviços de internet, entregando qualidade de imagem de até 8K e áudio imersivo. A iniciativa, destacada pelo presidente da EBC, André Basbaum, reforça o papel da comunicação pública no desenvolvimento e implementação de inovações.
Com a autorização do Gired, presidido pela Anatel, a EBC e a Câmara dos Deputados poderão transmitir programações da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) e da Rede Legislativa a partir de estações de teste em Brasília e São Paulo. A TV 3.0 será uma tecnologia híbrida, assegurando que cidadãos sem acesso à internet continuem recebendo os canais abertos, e o governo garante que não haverá prejuízo ou necessidade de troca imediata de televisores. A expectativa é que a nova TV esteja disponível para o público em junho deste ano, a tempo da Copa do Mundo de Futebol.