Receber um Pix inesperado pode ser um engano legítimo ou uma tática de golpe, exigindo atenção para evitar fraudes e prejuízos ao realizar a devolução.
Receber um Pix inesperado pode gerar dúvidas e preocupações, pois a situação pode ser tanto um engano legítimo quanto uma tentativa de golpe. Criminosos têm utilizado a boa-fé das pessoas e até mesmo o Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Banco Central para aplicar fraudes, como no caso de um professor que perdeu R$ 700. É crucial estar atento a sinais como pressa excessiva na devolução, pedidos para transferir o dinheiro para outra conta ou para resolver a situação fora do aplicativo do banco, pois esses são fortes indicativos de fraude.
A maneira mais segura de proceder é utilizar a função "Devolver Pix" disponível no próprio aplicativo do seu banco, o que assegura o registro oficial da transação. Em situações de suspeita de fraude, é fundamental procurar o banco imediatamente para que o Mecanismo Especial de Devolução (MED) possa ser acionado, e registrar um boletim de ocorrência. Manter um Pix recebido por engano pode configurar apropriação indébita, mas uma devolução feita de forma inadequada também pode expor a vítima a prejuízos financeiros.