Em 2026, um em cada seis veículos zero km vendidos no Brasil é eletrificado, representando 16,8% do total, com 35% desses modelos sendo produzidos nacionalmente, impulsionados pelo programa Carro Sustentável.
O mercado automotivo brasileiro registrou um marco significativo em 2026, com os veículos eletrificados alcançando 16,8% das vendas de carros zero km, a maior participação já observada. Desse total, 35% são modelos híbridos fabricados no país, evidenciando um crescimento notável na produção local em comparação com os importados, conforme destacado pelo presidente da Anfavea, Igor Calvet. Este avanço é impulsionado, em grande parte, pelo programa Carro Sustentável, que zera o IPI para veículos compactos eficientes produzidos nacionalmente.
O programa Carro Sustentável tem sido um catalisador para o setor, resultando em um aumento de 22,8% nas vendas de veículos habilitados entre julho de 2025 e janeiro de 2026, totalizando 282 mil unidades comercializadas desde seu início. O crescimento foi ainda mais expressivo nas vendas por concessionárias, que registraram um aumento de 63,1%, superando o crescimento das vendas diretas. O programa beneficia veículos que emitem menos de 83g de CO₂/km, contêm mais de 80% de materiais recicláveis e são fabricados no Brasil, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a indústria nacional.