Daily Journal

O Futuro da Informação

SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue em fevereiro

18 de janeiro, 2026 às 16:55
Agência Brasil - EBC

Resumo

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que o SUS vacinará cerca de 1,1 milhão de profissionais de saúde da atenção primária contra a dengue em fevereiro, utilizando a vacina Butantan-DV, e detalhou planos para ampliar a vacinação para a população geral e a disponibilidade da vacina QDenga.

Pontos principais

  • O SUS iniciará a vacinação de 1,1 milhão de profissionais de saúde da atenção primária contra a dengue em fevereiro, com a vacina Butantan-DV.
  • A vacina Butantan-DV, de tecnologia 100% nacional e dose única, será produzida e entregue pelo Instituto Butantan.
  • O governo federal planeja expandir a vacinação da Butantan-DV para pessoas de 15 a 59 anos, dependendo da disponibilidade de doses.
  • Uma parceria com a empresa chinesa WuXi Vaccines visa acelerar a produção da Butantan-DV, com expectativa de 25 a 30 milhões de doses em 2026.
  • A Anvisa autorizou a avaliação da Butantan-DV para pessoas com mais de 60 anos, com recrutamento de voluntários já iniciado.
  • O SUS também ampliará a aplicação da vacina internacional QDenga para o público de 10 a 14 anos em todos os municípios brasileiros, após aquisição de mais 18 milhões de doses da Takeda.

Entidades mencionadas

Pessoas
Alexandre Padilha
Organizações
SUS
Instituto Butantan
Ministério da Saúde
WuXi Vaccines
Anvisa
Takeda
Lugares
Botucatu
São Paulo
Maranguape
Ceará
Nova Lima
Minas Gerais
China
Brasil