Daily Journal

O Futuro da Informação

Jorginho Mello escolhe candidato a vice do Novo crítico a Carlos Bolsonaro em SC

23 de janeiro, 2026 às 18:07
InfoMoney

Resumo

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), escolheu Adriano Silva (Novo), prefeito de Joinville e crítico a Carlos Bolsonaro, como seu vice para a reeleição, surpreendendo o MDB e gerando repercussões políticas no estado.

Pontos principais

  • Jorginho Mello (PL) anunciou Adriano Silva (Novo) como seu candidato a vice-governador para a reeleição em Santa Catarina.
  • A escolha de Silva contraria promessas anteriores de Mello ao MDB, que esperava a vaga para o partido.
  • Adriano Silva, prefeito reeleito de Joinville com 78% dos votos, é conhecido por suas críticas à possível candidatura de Carlos Bolsonaro (PL-RJ) ao Senado por Santa Catarina.
  • A decisão gerou atritos com o MDB, que agora discute sua permanência no governo de Mello, apesar de controlar quatro pastas estaduais.
  • A indicação de Carlos Bolsonaro ao Senado já havia provocado controvérsias, deslocando a deputada Caroline de Toni (PL-SC) e sendo criticada por líderes locais como Silva, João Rodrigues e Leonel Pavan.
  • A ala bolsonarista do PL, incluindo a deputada Júlia Zanatta, celebrou a escolha de Silva, vendo-a como uma união da direita e uma estratégia para evitar a criação de um novo movimento de direita no estado.
  • A movimentação política em Santa Catarina reflete as complexas alianças e disputas internas na direita brasileira.

Entidades mencionadas

Pessoas
Jorginho Mello
Adriano Silva
Carlos Bolsonaro
Carlos Chiodini
Júlia Zanatta
Caroline de Toni
Espiridião Amin
João Rodrigues
Leonel Pavan
Organizações
PL
Novo
MDB
PSD
PP
Lugares
Santa Catarina
Joinville
Florianópolis
Chapecó
Camboriú
Brasília