Daily Journal

O Futuro da Informação

Fraudes no INSS: PF pediu ao STF prisão do senador Weverton Rocha; PGR foi contra

18 de dezembro, 2025 às 11:13
G1 Política

Resumo

A Polícia Federal solicitou ao STF a prisão do senador Weverton Rocha e do ex-número 2 da Previdência, Adroaldo Portal, por fraudes no INSS, mas a PGR se opôs às prisões, resultando em busca e apreensão para o senador e prisão domiciliar para Portal.

Pontos principais

  • A Polícia Federal pediu a prisão do senador Weverton Rocha (PDT-MA) e de Adroaldo Portal, ex-secretário-executivo do Ministério da Previdência, por suposto envolvimento em fraudes no INSS.
  • A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra as prisões, alegando falta de vínculo direto do parlamentar com as condutas ilícitas.
  • O ministro André Mendonça, do STF, autorizou mandados de busca e apreensão contra Weverton Rocha e decretou prisão domiciliar para Adroaldo Portal, que foi exonerado do cargo.
  • Weverton Rocha é apontado como beneficiário dos desvios e 'sustentáculo político' do grupo criminoso, sendo investigado como 'sócio oculto' do esquema.
  • A Operação Sem Desconto investiga um esquema nacional de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS, com desvios que podem chegar a R$ 6,3 bilhões.
  • A nova fase da operação resultou em 52 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão preventiva em diversos estados e no Distrito Federal.
  • O governo anunciou a devolução de valores descontados indevidamente a aposentados e pensionistas, com prazo de contestação até fevereiro de 2026.

Tópicos relacionados

Entidades mencionadas

Pessoas
Weverton Rocha
Adroaldo Portal
André Mendonça
Antônio Carlos Camilo Antunes
Romeu Carvalho Antunes
Eric Fidélis
André Fidelis
Alexandre Guimarães
Roberta Luchsinger
Danielle Fonteles
Carlos Lupi
Wolney Queiroz
Lula
Jair Bolsonaro
Vinícius de Carvalho
Organizações
Polícia Federal
Supremo Tribunal Federal
Procuradoria-Geral da República
Ministério da Previdência Social
INSS
PDT
Controladoria-Geral da União
Caixa Econômica Federal
Pepper
PT
Lugares
Maranhão
São Paulo
Paraíba
Rio Grande do Norte
Pernambuco
Minas Gerais
Distrito Federal
Portugal