Megatempestade de neve e gelo ameaça os EUA; temperaturas já chegam a -38ºC
24 de janeiro, 2026 às 18:09
G1 Mundo
Resumo
Uma megatempestade de inverno com temperaturas extremas e risco de gelo catastrófico ameaça grande parte dos Estados Unidos, levando ao cancelamento de voos e declaração de estado de emergência em vários estados.
Pontos principais
- Uma grande tempestade de inverno, com chuva gelada e fortes nevadas, ameaça cobrir boa parte dos Estados Unidos, afetando cerca de 160 milhões de pessoas.
- Temperaturas no Meio-Oeste atingiram sensação térmica de até -40°C, com -38°C registrados em Wisconsin, a mais baixa em quase 30 anos.
- Vários estados declararam estado de emergência devido à onda ártica que avança da Califórnia, cobrindo o centro do país.
- O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) alerta para um "acúmulo catastrófico de gelo", que pode causar apagões prolongados e condições de viagem perigosas.
- Mais de 10 mil voos foram cancelados para o fim de semana, e autoridades do Texas afirmam que a rede elétrica está preparada, após falhas em 2021.
- Abrigos foram abertos em Houston, incluindo para pessoas em situação de rua e animais de estimação, com a garantia de que não será questionado o status legal de imigrantes.
- Pesquisadores discutem a ligação entre as mudanças climáticas e o aumento dessas tempestades de inverno, com o deslocamento do vórtice polar para o sul.
Tópicos relacionados
Entidades mencionadas
Pessoas
Ryan Maue
John Withmire
Kathy Hochul
Donald Trump
Greg Abbott
Organizações
France Presse
AP
Serviço Nacional de Meteorologia
NWS
Southwest Airlines
Lugares
Estados Unidos
Meio-Oeste
Rhinelander
Wisconsin
Califórnia
Montanhas Rochosas
Grandes Planícies
Oklahoma City
Oklahoma
Nashville
Texas
Houston
Nova York
Polo Norte
América do Norte
