Uma pesquisa chinesa com dados do Reino Unido indica que o consumo moderado de vinho pode estar associado a um menor risco de morte por doença cardíaca, desafiando a premissa de "tolerância zero" ao álcool.
Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Central South University, na China, e publicado recentemente, sugere que o consumo moderado de vinho pode estar associado a um risco reduzido de morte por doença cardíaca. A pesquisa, que analisou dados de 340.924 adultos no Reino Unido coletados entre 2006 e 2022, desafia a visão de "tolerância zero" ao álcool defendida por algumas organizações de saúde, como a OMS.
Os resultados indicaram que indivíduos que consomem vinho moderadamente podem ter um risco 21% menor de morrer de doenças cardiovasculares em comparação com abstêmios. Em contraste, o consumo leve de outras bebidas alcoólicas, como cerveja, sidra ou destilados, foi associado a um risco 9% maior de morte por doença cardíaca. O estudo aponta para compostos específicos, como o resveratrol encontrado no vinho tinto, e o contexto de consumo como fatores que podem influenciar os riscos à saúde.
12 jun, 13:05
17 mai, 08:31
29 abr, 20:06
3 abr, 09:02
9 fev, 20:01
Carregando comentários...