Daily Journal

O Futuro da Informação

Zelenski diz que documentos do acordo que põe fim à guerra estão ‘quase prontos’

22 de janeiro, 2026 às 15:38
InfoMoney

Resumo

O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, anunciou em Davos que os documentos para um acordo de paz com a Rússia, incluindo garantias de segurança e planos econômicos, estão "quase prontos", e que haverá reuniões tripartites nos Emirados Árabes Unidos.

Pontos principais

  • Volodmir Zelenski afirmou no Fórum Econômico Mundial em Davos que os documentos para um acordo de paz com a Rússia estão "quase finalizados".
  • O acordo inclui garantias de segurança e planos econômicos para o futuro da Ucrânia, com o documento de segurança já pronto e o pacote econômico 90% concluído.
  • Zelenski anunciou reuniões de dois dias entre EUA, Ucrânia e Rússia nos Emirados Árabes Unidos, após a visita do enviado especial dos EUA a Moscou.
  • O líder ucraniano enfatizou a necessidade de a Rússia estar preparada para compromissos no processo de paz.
  • Em seu discurso, Zelenski comparou a situação da guerra na Ucrânia ao filme "Feitiço do Tempo", expressando o desejo de não viver repetindo a mesma realidade.
  • Antes de seu discurso, Zelenski teve uma reunião "produtiva e substancial" com o presidente dos EUA, Donald Trump, solicitando mísseis de defesa aérea adicionais.

Entidades mencionadas

Pessoas
Volodmir Zelenski
Steve Witkoff
Donald Trump
Bill Murray
Organizações
Fórum Econômico Mundial
Lugares
Ucrânia
Estados Unidos
Rússia
Davos
Emirados Árabes Unidos
Moscou