O presidente Lula se reuniu com o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, em Brasília, para fortalecer a parceria estratégica e buscar a ampliação do comércio bilateral entre os dois países.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, se reuniram em Brasília para discutir o fortalecimento da parceria estratégica e a ampliação do comércio bilateral entre Brasil e Rússia. O encontro ocorreu durante a VIII Reunião da Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação (CAN), liderada por Geraldo Alckmin e Mishustin, e teve como foco a necessidade de acompanhar as iniciativas pactuadas para gerar benefícios concretos para ambos os países. Apesar de o comércio bilateral ter atingido US$ 10,9 bilhões em 2025, os líderes concordaram que o potencial ainda é subaproveitado.
Em uma declaração conjunta, Brasil e Rússia reafirmaram o compromisso com a diversificação da pauta comercial e o fortalecimento de sua parceria estratégica. Além disso, destacaram a importância do BRICS e a intenção de colaborar com a presidência da Índia em 2026. Os países também reiteraram a relevância da América Latina e Caribe como uma zona de paz, baseada no respeito mútuo e na solução pacífica de controvérsias, reforçando a busca por um cenário global mais estável e cooperativo.