A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, propôs anistia geral para presos políticos e transformará El Helicoide em centro social, excluindo crimes graves.
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou a proposta de um projeto de lei de anistia geral, uma medida que pode levar à libertação de centenas de prisioneiros políticos, incluindo líderes da oposição, jornalistas e ativistas de direitos humanos. A anistia cobrirá o período de violência política de 1999 até o presente, atendendo a uma antiga demanda da oposição venezuelana e de seus aliados internacionais. A proposta busca promover a coexistência pacífica e a cura de feridas do confronto político, embora exclua crimes graves como homicídio, tráfico de drogas, corrupção e violações sérias aos direitos humanos.
Além da anistia, Rodríguez também revelou planos para transformar a prisão El Helicoide, em Caracas, que foi denunciada como centro de tortura, em um centro social, esportivo, cultural e comercial. Esta iniciativa, que visa beneficiar a família policial e comunidades vizinhas, representa a mais recente concessão de Rodríguez desde que assumiu o comando do país após a captura de Nicolás Maduro. O projeto de lei será analisado com urgência pela Assembleia Nacional, controlada pelo partido governante. A presidente interina também busca diálogo com o governo de Donald Trump, apesar de condenar o rapto de Maduro.
Agência Brasil - EBC • 31 jan, 12:18
InfoMoney • 30 jan, 23:04
G1 Mundo • 30 jan, 21:23