Daily Journal

O Futuro da Informação

Venezuela aprova em 1ª votação lei de anistia geral para presos por protestos políticos

5 de fevereiro, 2026 às 18:09
G1 Mundo

Resumo

O Parlamento da Venezuela aprovou em primeira votação um projeto de lei de anistia geral para pessoas presas por protestos políticos, que pode levar à libertação de centenas de detidos e permitir o retorno de opositores exilados.

Pontos principais

  • O Parlamento da Venezuela aprovou em primeira votação um projeto de lei de anistia geral para presos por protestos políticos.
  • A proposta prevê perdão imediato, devolução de bens, cancelamento de alertas da Interpol e o retorno de opositores exilados.
  • O texto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Nacional, controlada pelo partido socialista governista, mas ainda precisa de uma segunda votação.
  • A lei, anunciada pela presidente interina Delcy Rodríguez, pode libertar centenas de pessoas e é vista como um aceno aos Estados Unidos.
  • A anistia abrangerá crimes cometidos entre 1999 e a data de entrada em vigor da lei, excluindo violações de direitos humanos, crimes de guerra, assassinato, corrupção ou tráfico de drogas.
  • Organizações de direitos humanos e a oposição acusam o governo de usar detenções para reprimir dissidentes, enquanto o governo nega a existência de presos políticos.
  • A organização Foro Penal afirma que mais de 680 pessoas ainda permanecem presas, apesar das libertações recentes.

Entidades mencionadas

Pessoas
Delcy Rodríguez (presidente interina)
Jorge Rodríguez (presidente da Assembleia)
Nicolás Maduro (ditador)
María Corina Machado (vencedora do Nobel da Paz e líder opositora)
Juan Pablo Guanipa (político)
Perkins Rocha (advogado)
Organizações
Reuters
Interpol
Assembleia Nacional
Foro Penal
Lugares
Venezuela
Estados Unidos
Índia
Irã
Brasil