Daily Journal

O Futuro da Informação

Presidente interina da Venezuela rebate publicação de Trump sobre o país: 'aqui há um governo'

13 de janeiro, 2026 às 07:25
G1 Mundo

Resumo

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, rebateu uma publicação de Donald Trump que o mostrava como presidente do país, enquanto os EUA assumem o controle do petróleo venezuelano após a deposição de Nicolás Maduro.

Pontos principais

  • Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela, criticou uma montagem de Donald Trump como presidente do país, afirmando que há um governo em exercício.
  • Donald Trump compartilhou uma publicação editada de sua página na Wikipédia, mostrando-o como presidente interino da Venezuela após a deposição de Nicolás Maduro.
  • A publicação de Trump ocorre uma semana após uma operação do Exército norte-americano em Caracas que depôs Nicolás Maduro e Cília Flores, que foram levados para os EUA para julgamento por narcoterrorismo.
  • Trump anunciou que o governo interino de Delcy Rodríguez está sob sua tutela e que os EUA controlam o petróleo venezuelano, reunindo-se com executivos da indústria petroleira.
  • Trump também republicou um meme sugerindo que Marco Rubio deveria ser presidente de Cuba e declarou que Cuba não terá mais acesso ao petróleo ou dinheiro da Venezuela.
  • O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez, negou que Cuba receba compensação monetária por serviços de segurança na Venezuela e defendeu o direito de comércio do país.
  • Desde a captura de Maduro, Trump tem feito declarações sobre a interferência dos EUA na política venezuelana e sobre a situação de Cuba, que dependia do petróleo venezuelano.

Entidades mencionadas

Pessoas
Delcy Rodríguez
Donald Trump
Nicolás Maduro
Cília Flores
Marco Rubio
Bruno Rodriguez
Fidel Castro
Organizações
Wikipedia
Exército norte-americano
Casa Branca
g1
Truth Social
REUTERS
Lugares
Venezuela
Caracas
EUA
Nova York
Cuba
Miami
Flórida
Havana