Presidente interina da Venezuela rebate publicação de Trump sobre o país: 'aqui há um governo'
13 de janeiro, 2026 às 07:25
G1 Mundo
Resumo
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, rebateu uma publicação de Donald Trump que o mostrava como presidente do país, enquanto os EUA assumem o controle do petróleo venezuelano após a deposição de Nicolás Maduro.
Pontos principais
- Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela, criticou uma montagem de Donald Trump como presidente do país, afirmando que há um governo em exercício.
- Donald Trump compartilhou uma publicação editada de sua página na Wikipédia, mostrando-o como presidente interino da Venezuela após a deposição de Nicolás Maduro.
- A publicação de Trump ocorre uma semana após uma operação do Exército norte-americano em Caracas que depôs Nicolás Maduro e Cília Flores, que foram levados para os EUA para julgamento por narcoterrorismo.
- Trump anunciou que o governo interino de Delcy Rodríguez está sob sua tutela e que os EUA controlam o petróleo venezuelano, reunindo-se com executivos da indústria petroleira.
- Trump também republicou um meme sugerindo que Marco Rubio deveria ser presidente de Cuba e declarou que Cuba não terá mais acesso ao petróleo ou dinheiro da Venezuela.
- O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez, negou que Cuba receba compensação monetária por serviços de segurança na Venezuela e defendeu o direito de comércio do país.
- Desde a captura de Maduro, Trump tem feito declarações sobre a interferência dos EUA na política venezuelana e sobre a situação de Cuba, que dependia do petróleo venezuelano.
Tópicos relacionados
Entidades mencionadas
Pessoas
Delcy Rodríguez
Donald Trump
Nicolás Maduro
Cília Flores
Marco Rubio
Bruno Rodriguez
Fidel Castro
Organizações
Wikipedia
Exército norte-americano
Casa Branca
g1
Truth Social
REUTERS
Lugares
Venezuela
Caracas
EUA
Nova York
Cuba
Miami
Flórida
Havana
