Portugal elege António José Seguro como novo presidente, apontam prévias
8 de fevereiro, 2026 às 17:03
G1 Mundo
Resumo
António José Seguro, do Partido Socialista, é eleito o novo presidente de Portugal no segundo turno, superando André Ventura do partido de extrema direita Chega, conforme apontam pesquisas de boca de urna e prévias da apuração.
Pontos principais
- António José Seguro, do Partido Socialista, foi eleito o novo presidente de Portugal com 64% dos votos válidos, segundo prévias da apuração.
- André Ventura, do partido de extrema direita Chega, obteve 36% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais.
- Pesquisas de boca de urna já indicavam a vitória de Seguro com uma margem significativa (67% a 73% dos votos).
- Seguro, um político socialista moderado de 63 anos, posicionou-se como um candidato que cooperará com o governo de centro-direita e repudiou as posições anti-imigração de Ventura.
- Apesar da derrota, André Ventura, de 43 anos, e seu partido Chega, continuam em ascensão, refletindo a crescente influência da extrema direita em Portugal e na Europa.
- O Poder Executivo de Portugal é semipresidencialista, com o presidente tendo um papel mais cerimonial e o primeiro-ministro cuidando do dia a dia do governo.
- O segundo turno das eleições foi adiado em alguns municípios do sul e centro de Portugal devido a tempestades, afetando cerca de 37 mil eleitores.
Tópicos relacionados
Entidades mencionadas
Pessoas
António José Seguro (novo presidente de Portugal)
André Ventura (candidato do partido Chega)
Marcelo Rebelo de Sousa (Presidente de Portugal)
Organizações
Partido Socialista
Chega
Reuters
g1
Lugares
Portugal
Brasília
Europa
