Home / Tópicos / Sistema Bancário / Revisões
Sistema Bancário
Adicionado evento de 18/09/2025 sobre a participação de Michel Temer na negociação de venda do Banco Master para o BRB, e atualizadas as seções "Contexto e histórico" e "Principais atores" com as novas informações.
O sistema bancário refere-se ao conjunto de instituições financeiras, normas e regulamentações que permitem a movimentação de capital, a concessão de crédito e a gestão de poupanças em uma economia. No Brasil, é um setor complexo e dinâmico, sob a supervisão de órgãos como o Banco Central do Brasil (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN). Recentemente, o setor tem enfrentado desafios relacionados à inovação, concorrência entre diferentes tipos de instituições e a necessidade de supervisão regulatória.
Historicamente, o sistema bancário brasileiro tem sido caracterizado pela concentração em grandes instituições. No entanto, a ascensão de bancos menores e fintechs tem introduzido novos modelos de negócio e aumentado a concorrência. A agenda de inovação do Banco Central, que inclui iniciativas como o Pix e o Open Banking, visa modernizar o sistema e promover maior inclusão financeira. Contudo, eventos como o "Caso Master" em 2025 expuseram tensões e debates sobre a adequação da regulamentação e a velocidade da inovação frente aos riscos sistêmicos. A resolução do "Caso Master" tem envolvido negociações para a venda do banco, com o Banco Central tendo indeferido uma negociação anterior, e figuras políticas atuando como facilitadores para encontrar uma solução, como a negociação atual para a venda ao BRB (Banco de Brasília).