Home / Tópicos / Nicolás Maduro / Revisões
Nicolás Maduro
Atualizado status de Maduro (detido em NY), incluída captura de Cilia Flores, detalhes do ataque de 3 de janeiro (100 mortos), criação do grupo de transição dos EUA, novos atores (Cabello, Padrino López, Milei, Lula) e concessão de 50 milhões de barris de petróleo.
Nicolás Maduro Moros é o ex-presidente da Venezuela, atualmente deposto e sob custódia dos Estados Unidos em uma penitenciária de Nova York após uma operação militar. Sua liderança foi marcada por tensões políticas extremas, sanções internacionais e acusações de narcotráfico como líder do "Cartel de los Soles". Após sua captura em 3 de janeiro de 2026, o país entrou em um período de incerteza sob a presidência interina de Delcy Rodríguez, enquanto o governo de Donald Trump reivindica a administração direta dos recursos petrolíferos e da economia venezuelana por tempo indeterminado.
Maduro assumiu a presidência em 2013, sucedendo Hugo Chávez. Em agosto de 2025, os EUA dobraram a recompensa por sua captura para US$ 50 milhões, intensificando a pressão que culminou em um bloqueio naval. Em 3 de janeiro de 2026, uma operação de forças de elite capturou Maduro e sua esposa, Cilia Flores, em Caracas. O ataque resultou em cerca de 100 mortes, incluindo civis. Sob custódia americana, Maduro foi levado aos EUA, enquanto a Corte Superior venezuelana designou Delcy Rodríguez para governar por 90 dias. O novo cenário é de crise humanitária e econômica, com a Venezuela cedendo 50 milhões de barris de petróleo aos EUA sob pressão, enquanto a repressão interna contra opositores e jornalistas foi intensificada pelas forças de segurança e milícias.