Visão geral
Laísa Lima é uma notável mestra de bateria de escola de samba brasileira, reconhecida por ser a primeira mulher a cruzar a Marquês de Sapucaí como mestra de bateria no Carnaval do Rio de Janeiro, um marco histórico ocorrido em 2026. À frente da bateria da Escola de Samba Arranco do Engenho de Dentro, da Série Ouro, Laísa comandou dezenas de músicos e foi amplamente premiada como revelação do carnaval daquele ano, simbolizando um avanço na diversidade e na representatividade feminina no samba.
Contexto histórico e desenvolvimento
O papel de mestre de bateria foi historicamente dominado por homens no carnaval. A presença feminina no comando de baterias começou a ser rompida a partir da década de 1960, mas o avanço foi lento. Helen Maria da Silva Simão foi uma das pioneiras, comandando ritmistas na divisão de acesso entre 2009 e 2010. Laísa Lima, com 26 anos em 2026, seguiu os passos de sua família no carnaval; sua mãe, Elaine Lima, foi destaque na Beija-Flor, e seu pai, Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, conhecido como Laíla, foi um renomado diretor de carnaval da mesma escola até seu falecimento em 2021. Laísa atua há dez anos como responsável pelos tamborins da Beija-Flor e há quatro anos como mestra de bateria em escolas do grupo de acesso. Em 2026, ela fez história ao liderar a bateria da Arranco do Engenho de Dentro na Sapucaí, prestando homenagem à Maria Eliza Alves dos Reis, a primeira palhaça mulher negra brasileira, e representando Maria Bonita. Sua bateria, apelidada de Sensação, simbolizou o xote de Luiz Gonzaga, usado por Maria Eliza em seus shows. O feito de Laísa é visto como um impulso para a diversidade e a inclusão de novas identidades no carnaval.
Linha do tempo
- 2009-2010: Helen Maria da Silva Simão comanda ritmistas na Unidos do Uraiti, na divisão de acesso, como mestra de bateria.
- 2016: Laísa Lima assume a responsabilidade pelos tamborins da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis.
- 2021: Falecimento de Luiz Fernando Ribeiro do Carmo (Laíla), pai de Laísa Lima.
- 2022: Laísa Lima assume o posto de mestra de bateria em escolas do grupo de acesso.
- 18 de fevereiro de 2026: Laísa Lima se torna a primeira mulher mestra de bateria a cruzar a Marquês de Sapucaí, à frente da bateria da Arranco do Engenho de Dentro.
- 2026: Laísa Lima é premiada como revelação do carnaval.
- 2027: Laísa Lima confirmada para estar novamente à frente da bateria da Arranco do Engenho de Dentro.
Principais atores
- Laísa Lima: Mestra de bateria, primeira mulher a cruzar a Sapucaí no posto.
- Helen Maria da Silva Simão: Pioneira mestra de bateria no Rio de Janeiro, mentora e inspiração para Laísa Lima.
- Maria Eliza Alves dos Reis (Xamego): Primeira palhaça mulher negra brasileira, homenageada pela bateria de Laísa Lima.
- Luiz Fernando Ribeiro do Carmo (Laíla): Pai de Laísa Lima, renomado diretor de carnaval.
- Elaine Lima: Mãe de Laísa Lima, ex-destaque da Beija-Flor.
- Tatiana Santos: Presidenta da Escola de Samba Arranco do Engenho de Dentro, responsável por dar a oportunidade a Laísa.
- Annik Salmon: Carnavalesca da Arranco do Engenho de Dentro, única mulher carnavalesca na Sapucaí em 2026.
- Escola de Samba Arranco do Engenho de Dentro: Escola pela qual Laísa Lima fez história na Sapucaí.
- Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis: Escola onde Laísa Lima atua como responsável pelos tamborins.
- Mestre Markinhos: Mestre de bateria LGBTQIA+, também jovem e representante da nova geração que impulsiona a diversidade no carnaval.
- Helena Theodoro: Pesquisadora de carnaval e professora de história da UFRJ, especialista em cultura afro-brasileira.
Termos importantes
- Mestra de Bateria: Cargo de liderança em uma escola de samba, responsável por reger e coordenar a bateria, o coração da escola. Tradicionalmente ocupado por homens.
- Sapucaí (Marquês de Sapucaí): Avenida no Rio de Janeiro onde ocorrem os desfiles das escolas de samba durante o Carnaval.
- Série Ouro: Grupo de acesso do Carnaval do Rio de Janeiro, que precede o Grupo Especial.
- Tamborim: Instrumento de percussão pequeno, tocado com uma baqueta, fundamental na bateria de samba.
- Carnavalesca: Profissional responsável pela concepção artística e desenvolvimento do enredo, fantasias e alegorias de uma escola de samba.
- Xote: Gênero musical e dança popular brasileira, com ritmo característico, mencionado em homenagem a Luiz Gonzaga.