Janja Lula da Silva
Adicionado evento de 20/02/2026 sobre a reunião de Janja com influenciadores brasileiros na Coreia do Sul, novos atores e o termo 'Diplomacia Cultural'.
Rosângela da Silva, conhecida como Janja, é a atual primeira-dama do Brasil. Ela é socióloga e é reconhecida por sua atuação e posicionamento em temas sociais e políticos. Recentemente, Janja citou a obra 'América Invertida' em um contexto de discussão sobre soberania e ataques à democracia. Ela também tem se engajado em ações de diplomacia cultural, destacando a importância da troca cultural entre países, como evidenciado em seu encontro com influenciadores brasileiros na Coreia do Sul, onde discutiu a influência global da cultura coreana e brasileira.
Janja Lula da Silva, socióloga de formação, tem se destacado por sua participação ativa em debates públicos. Sua menção à obra 'América Invertida' de 1943, conhecida como uma declaração de independência ao eurocentrismo nas artes, ocorreu durante um discurso que abordava a soberania nacional e os ataques à democracia. Essa citação reflete uma postura de valorização da perspectiva latino-americana e de defesa de princípios democráticos. Além disso, Janja tem demonstrado interesse em diplomacia cultural, como sua agenda em Seul, Coreia do Sul, onde se reuniu com influenciadores brasileiros para discutir a relevância da cultura como ferramenta de influência global, citando exemplos como o k-pop, k-drama e k-beauty, e a música, futebol e arte brasileiras.