O bloco Percussomos do Amor encerrou o carnaval de Niterói de 2026 com um desfile que destacou a inclusão e o protagonismo de pessoas com deficiência, reunindo cerca de 800 foliões.
O bloco Percussomos do Amor encerrou o carnaval de 2026 em Niterói, na Praça Duque de Caxias, com um desfile que celebrou a inclusão e o protagonismo de pessoas com deficiência. O evento reuniu cerca de 800 foliões, sendo 300 pessoas com deficiência, e contou com uma estrutura de acessibilidade completa, incluindo intérpretes de Libras, audiodescrição e apoio à mobilidade. A iniciativa reforça a importância de espaços onde a diversidade é valorizada e a participação plena é incentivada.
Com 70 ritmistas, muitos dos quais aprenderam percussão no projeto Práticas Acessíveis do Instituto Teatro Novo, o bloco destacou a atuação de indivíduos como Maria Fernanda, conselheira municipal com síndrome de Down. O samba-enredo "Trabalhar é direito" amplificou a mensagem de inclusão, defendendo políticas para a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O Percussomos do Amor, amparado por leis de inclusão e com patrocínio da Prefeitura de Niterói e Neltur, demonstra como o carnaval pode ser uma plataforma para a conscientização social.