A Tesla introduziu uma versão mais acessível da Cybertruck e cortou preços de outros modelos, reagindo à diminuição das vendas de veículos elétricos e à perda de liderança para a BYD, enquanto Elon Musk redireciona o foco para IA e robótica.
A Tesla anunciou o lançamento de uma versão mais barata da Cybertruck, precificada em US$ 59.990, e a redução do valor da Cyberbeast para US$ 99.990. Essa estratégia ocorre em um cenário de desaceleração do mercado de veículos elétricos globalmente, com as vendas recuando 3% em janeiro de 2026, impulsionadas por quedas acentuadas na China e América do Norte, atribuídas à retirada de incentivos fiscais e subsídios. No Brasil, contudo, houve um aumento de 26% nas vendas de carros elétricos e híbridos em 2025.
Em 2025, a Tesla perdeu a liderança global em vendas de veículos elétricos para a BYD. Diante desse panorama, Elon Musk, CEO da empresa, tem direcionado o foco da Tesla para áreas como táxis autônomos, armazenamento de energia e robótica, inclusive planejando usar as fábricas de carros para produzir robôs. A assembleia de acionistas aprovou um pagamento bilionário a Musk, vinculado a metas ambiciosas em inteligência artificial e robótica, apesar de recentes conflitos políticos com Donald Trump.