Nestlé e Danone enfrentam questionamentos de investidores sobre o impacto financeiro e a gestão de recalls de fórmulas infantis contaminadas, afetando a reputação e a confiança do consumidor.
Nestlé e Danone estão sob intensa pressão de investidores para fornecer clareza sobre o impacto financeiro e as medidas tomadas após recentes recalls de fórmulas infantis contaminadas. A Nestlé iniciou os recalls devido à possível presença de cereulida, uma toxina que pode causar náuseas e vômitos, com autoridades francesas investigando a condução desses processos. A crise de confiança é agravada pela identificação da empresa chinesa Cabio Biotech como a fonte do óleo de ácido araquidônico (ARA) contaminado.
Esta situação é particularmente crítica para a Danone, que obtém cerca de 17% de seu lucro com fórmulas infantis na China, um mercado altamente sensível a questões de segurança alimentar. A reputação das empresas no setor de fórmulas infantis, onde a confiança dos pais é primordial, está em jogo. Concorrentes como a marca alemã HiPP já registram aumento na demanda, sugerindo que Nestlé e Danone correm o risco de perder uma parcela significativa de seu mercado.