A Microsoft reafirma seu compromisso em adquirir energia renovável para cobrir 100% de suas necessidades elétricas, mesmo com grandes investimentos em inteligência artificial, visando ser carbono negativa até 2030.
A Microsoft reiterou seu compromisso em manter a compra de energia renovável para suprir integralmente suas demandas elétricas, uma meta que a empresa alcançou pela primeira vez no ano passado. Este posicionamento é mantido mesmo diante de significativos investimentos em inteligência artificial, que demandam grande consumo de energia. A companhia já contratou 40 gigawatts de novo fornecimento de energia renovável para 2025, dos quais 19 gigawatts já estão operacionais, destacando a importância de contratos de longo prazo para impulsionar o desenvolvimento de novos projetos no setor.
Com a ambição de se tornar carbono negativa até 2030, a Microsoft planeja utilizar eletricidade livre de carbono, incluindo fontes como a energia nuclear, para sustentar sua meta de 100% de energia renovável. Paralelamente, a empresa anunciou um investimento de US$50 bilhões até 2030 para expandir a infraestrutura de IA em países do 'Sul Global', focando em centrais de processamento de dados e inteligência artificial, o que ressalta a complexidade de equilibrar o avanço tecnológico com a sustentabilidade ambiental.