As Frentes Parlamentares Católica e Evangélica entraram na Justiça contra o desfile da Acadêmicos de Niterói, alegando desrespeito à fé cristã e valores conservadores.
As Frentes Parlamentares Católica e Evangélica anunciaram que acionarão a Justiça e órgãos de controle contra o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói. A ação se baseia na alegação de que o enredo, que teve o presidente Lula como tema, desrespeitou a fé cristã e valores conservadores. Um dos pontos de maior indignação foi a representação de famílias conservadoras dentro de uma lata de conserva em uma das alas do desfile.
As bancadas consideram a conduta “desrespeitosa e afrontosa”, criticando o escárnio contra a fé cristã e o suposto financiamento público do evento. A Frente Católica defende a apuração dos fatos e a responsabilização por possíveis irregularidades, enquanto a Frente Evangélica buscará a Procuradoria-Geral da República e o Judiciário para pedir a punição dos responsáveis, reiterando a inadmissibilidade de manifestações culturais que promovam deboche contra valores religiosos e sociais.