Ouro e prata ganham relevância no mercado financeiro como ativos de proteção e diversificação de carteira, impulsionados por incertezas globais e volatilidade econômica.
O ouro e a prata têm se destacado no mercado financeiro, atraindo a atenção de investidores em um cenário de crescentes incertezas globais. Fatores como instabilidade política, volatilidade cambial e ciclos monetários menos previsíveis impulsionam a busca por esses metais, que são considerados ativos de proteção e diversificação para carteiras de investimento. Especialistas da XP, como Rodrigo Sgavioli e Danilo Gabriel, ressaltam o papel desses ativos anticíclicos e de baixa correlação na proteção do portfólio, especialmente em momentos de deterioração do valor das moedas globais e expansão fiscal.
A relevância desses metais preciosos como uma proteção estratégica de longo prazo é enfatizada por Clara Sodré, que os distingue de investimentos de curto prazo. A decisão sobre a exposição cambial, seja dolarizada ou não, é apontada como um ponto crucial para os investidores. Para facilitar o acesso, a XP disponibiliza investimentos em ouro e prata a partir de R$ 100, democratizando a participação de pequenos investidores nesse mercado.