O Pentágono ameaça encerrar a parceria com a empresa de IA Anthropic devido à recusa desta em remover restrições sobre o uso militar de seus modelos de inteligência artificial.
O Pentágono está ameaçando cortar laços com a empresa de inteligência artificial Anthropic, conforme reportado pela Axios, devido à recusa da companhia em remover restrições sobre o uso militar de seus modelos de IA. A Anthropic insiste em manter salvaguardas que limitam o uso de suas tecnologias para fins como armas autônomas e vigilância doméstica em massa, políticas que não estão diretamente relacionadas às operações militares atuais, mas que o Pentágono considera impeditivas.
Esta disputa faz parte de uma pressão mais ampla do Pentágono sobre quatro grandes empresas de IA – Anthropic, OpenAI, Google e xAI – para que permitam o uso de suas ferramentas para "todos os fins legais", incluindo o desenvolvimento de armas e operações em campo de batalha. Apesar das negociações tensas, a Anthropic não cedeu aos termos do Pentágono, mesmo após seu modelo Claude ter sido usado em uma operação militar dos EUA para capturar o ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro, em parceria com a Palantir.