O Rio Open 2026 não terá tenistas do top 10 pela primeira vez, com João Fonseca como destaque, devido à concorrência do ATP 500 de Doha e tipo de quadra.
O Rio Open 2026 marca um momento inédito ao não contar com nenhum tenista do top 10 do ranking mundial, uma ausência atribuída principalmente à concorrência do ATP 500 de Doha, que ocorre na mesma semana. Fatores como premiação e, crucialmente, o tipo de quadra (saibro no Rio versus dura em Doha) influenciam a escolha dos atletas, que priorizam a preparação para o Masters 1000 de Indian Wells. Neste cenário, o jovem brasileiro João Fonseca, de 19 anos e número 33 do mundo, emerge como o principal nome e carro-chefe do torneio, com seus jogos já tendo ingressos esgotados.
Fonseca, que busca sua primeira vitória na temporada de 2026 após eliminações no Australian Open e no ATP 250 da Argentina, iniciará sua jornada contra um tenista vindo do qualifying. Em caso de avanço, enfrentará o vencedor do confronto entre Laslo Djere e Ignacio Buse. Além dele, outros talentos brasileiros como Guto Miguel, João Lucas Reis, Gustavo Heide, Thiago Monteiro, Pedro Boscardin Dias e Igor Marcondes também participarão do evento, que terá suas rodadas finais de simples e duplas entre 16 e 22 de fevereiro.