Forças militares dos EUA interceptaram o petroleiro Veronica III no Oceano Índico, acusando-o de violar sanções ao transportar petróleo venezuelano, reforçando o combate a atores ilícitos.
As forças militares dos Estados Unidos abordaram o petroleiro Veronica III no Oceano Índico neste domingo (15), em uma operação que visa coibir o transporte de petróleo sancionado ligado à Venezuela. O navio, de bandeira panamenha, é sujeito a sanções relacionadas ao Irã e estava transportando petróleo bruto e óleo combustível, desafiando o embargo dos EUA. A interceptação ocorreu sem incidentes na área de responsabilidade do INDOPACOM, após o navio ser rastreado do Caribe.
Esta ação se insere na estratégia do governo dos EUA de pressionar o presidente venezuelano Nicolás Maduro, e é a segunda abordagem de um petroleiro sancionado em uma semana, seguindo a interceptação do Aquila II. O Departamento de Guerra dos EUA reiterou que "águas internacionais não são refúgio" para atores ilícitos, demonstrando a intensificação das operações americanas contra a frota paralela utilizada pela Venezuela para driblar as sanções.