As críticas de Donald Trump à performance de Bad Bunny em espanhol no Super Bowl estão gerando preocupação entre estrategistas republicanos e líderes hispânicos, que temem a perda de apoio latino crucial para as eleições de novembro nos EUA.
As recentes críticas de Donald Trump à performance de Bad Bunny no Super Bowl, especialmente por ser em espanhol, estão causando alarme entre estrategistas republicanos e líderes hispânicos. A declaração de Trump, que considerou a apresentação uma "afronta à grandeza dos Estados Unidos", é vista como um erro político que pode erodir o apoio latino, um eleitorado crucial para as eleições de novembro nos EUA. Este segmento já demonstrava sinais de diminuição de apoio a Trump devido à inflação e táticas anti-imigração, e agora, os comentários sobre a celebração da cultura latina intensificam a preocupação.
Aliados latinos de Trump consideram os ataques à cultura um erro estratégico, especialmente em distritos com alta concentração hispânica. Pesquisas já apontam uma queda de 12 pontos percentuais no apoio a Trump entre eleitores latinos que o apoiaram em 2024. Diante desse cenário, há planos para Trump viajar a distritos com grande população latina e de fronteira, e republicanos estão sendo aconselhados a utilizar porta-vozes em espanhol na tentativa de reconquistar esse eleitorado.