As vendas no comércio varejista brasileiro registraram um aumento de 1,6% em 2025, com destaque para os setores de farmacêuticos, móveis e eletrodomésticos, e equipamentos de informática.
As vendas no comércio varejista brasileiro registraram um crescimento de 1,6% em 2025, conforme dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE. Este resultado, embora menor que o de 2024 (4,1%), alinha-se com os anos anteriores, como 2023 (1,7%), 2022 (1%) e 2021 (1,4%). O desempenho positivo foi impulsionado principalmente pelos setores de artigos farmacêuticos, móveis e eletrodomésticos, e equipamentos de informática, com a desvalorização do dólar frente ao real favorecendo a venda de eletrônicos importados.
Contudo, a passagem de novembro para dezembro de 2025 apresentou uma variação negativa de 0,4% nas vendas do setor. O comércio varejista ampliado, que engloba veículos e material de construção, fechou o ano com uma alta acumulada de apenas 0,1%, impactado por perdas em setores importantes. Apesar disso, sete das onze atividades pesquisadas no varejo ampliado encerraram o ano com saldo positivo, enquanto quatro registraram queda.