O preço do petróleo subiu impulsionado pelas tensões entre EUA e Irã, mas os ganhos foram limitados pela expectativa de aumento da oferta e redução da demanda global.
O mercado de petróleo encerrou o dia em alta, com o WTI para março registrando um aumento de 0,08% e o Brent para abril avançando 0,34%. Este movimento foi predominantemente influenciado pelas crescentes tensões geopolíticas entre os Estados Unidos e o Irã, que incluíram o envio de um segundo porta-aviões americano para o Oriente Médio, gerando um prêmio de risco nos preços da commodity.
Contudo, a valorização foi moderada por fatores que apontam para uma maior disponibilidade no mercado. A expectativa de um possível aumento da oferta pela Opep+ a partir de abril, somada à redução da projeção de crescimento da demanda global pela Agência Internacional de Energia (AIEA), atuou como um contrapeso. Analistas da BOK Financial reforçam que, apesar das tensões, as ofertas globais de curto prazo permanecem abundantes, com um prêmio geopolítico estimado entre US$ 5 e US$ 7 por barril.