Pedidos de falência de agricultores nos EUA aumentaram quase 50% em 2025, impulsionados por baixos preços de safras, altos custos de insumos e disputas comerciais, especialmente as tarifas da era Trump.
Os agricultores norte-americanos enfrentaram um aumento de 46% nos pedidos de falência em 2025, totalizando 315 solicitações, de acordo com dados da American Farm Bureau Federation (AFBF). Este crescimento acentuado, que se manifestou de forma mais intensa no Meio-Oeste e Sudeste, com aumentos de 70% e 69% respectivamente, é um reflexo direto da crescente pressão financeira sobre o setor.
A situação é agravada por uma combinação de fatores, incluindo baixos preços de safras, custos elevados de insumos e o impacto das disputas comerciais, especialmente as tarifas impostas durante a era Trump, que prejudicaram as exportações de produtos agrícolas como a soja. A dívida do setor agrícola está projetada para alcançar um recorde de US$ 624,7 bilhões em 2026, com muitos agricultores recorrendo a empréstimos para cobrir despesas operacionais. Em resposta à crise, o governo norte-americano anunciou um pacote de US$ 11 bilhões em dezembro para tentar aliviar a situação.