A satisfação dos brasileiros com o SUS cresceu para 45% em 2025, superando a média latino-americana, impulsionada pelo aumento do acesso a serviços e cirurgias eletivas, segundo pesquisa da OCDE.
A satisfação dos brasileiros com o Sistema Único de Saúde (SUS) alcançou 45% em 2025, um aumento significativo em comparação com os 34% registrados em 2022. Este índice coloca o Brasil acima da média de satisfação da América Latina, que é de 40%, conforme revelado pela pesquisa 'Confiança em Instituições Públicas na América Latina e no Caribe', da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Ministério da Saúde atribui essa melhora à ampliação do acesso a serviços públicos, destacando programas como o 'Agora Tem Especialistas'.
Um dos principais fatores para o aumento da satisfação é o recorde de 14,7 milhões de cirurgias eletivas realizadas pelo SUS em 2025, representando um crescimento de mais de 40% em relação a 2022. Além disso, mais de R$ 200 milhões foram contratualizados com a rede privada para complementar a assistência, e a percepção de melhoria na qualidade dos serviços públicos no Brasil subiu 18 pontos percentuais, de 24% para 42%.