Sabesp e Vivo lançam um projeto de R$ 3,8 bilhões para substituir 4,4 milhões de hidrômetros por modelos inteligentes em São Paulo e São José dos Campos, visando monitoramento de consumo e redução de perdas.
A Sabesp e a Vivo anunciaram um projeto de grande escala que prevê a substituição de 4,4 milhões de hidrômetros por modelos inteligentes no estado de São Paulo, com um investimento total de R$ 3,8 bilhões. A iniciativa, que abrange a capital paulista e São José dos Campos, tem como objetivo principal modernizar a gestão do consumo de água, oferecendo aos usuários maior controle e transparência sobre o uso.
Os novos medidores permitirão o monitoramento detalhado do consumo de hora em hora, com a possibilidade de envio de alertas de consumo elevado e detecção de vazamentos internos diretamente aos clientes. Além disso, a tecnologia incorpora um sistema de alarme antifurto. A expectativa é que São José dos Campos tenha todos os imóveis com medição digital ainda este ano, enquanto a cidade de São Paulo terá a cobertura completa até 2029, com a Vivo fornecendo a conectividade e integrando soluções de inteligência artificial e internet das coisas para uma operação mais eficiente.