Pesquisa Genial/Quaest de fevereiro de 2026 aponta Lula à frente em todos os cenários para a presidência, mas com vantagem reduzida sobre Flávio Bolsonaro, que se consolida como principal opositor, e ambos apresentam alta rejeição.
Uma nova pesquisa Genial/Quaest, realizada em fevereiro de 2026, reafirma a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em todos os cenários de primeiro e segundo turno para as eleições presidenciais. No primeiro turno, Lula aparece com percentuais entre 35% e 39%, enquanto Flávio Bolsonaro se consolida como o principal nome da oposição, oscilando entre 29% e 33% das intenções de voto. Esta pesquisa é a primeira a não incluir Tarcísio Freitas entre os possíveis candidatos e a primeira após a filiação de Ronaldo Caiado ao PSD.
No segundo turno, Lula mantém a liderança, mas sua vantagem sobre Flávio Bolsonaro diminuiu significativamente, passando de dez para cinco pontos desde dezembro. Atualmente, o presidente registra 43% das intenções de voto contra 38% do senador. Felipe Nunes, diretor da Quaest, destaca que Flávio Bolsonaro se consolidou como o principal opositor, atraindo tanto eleitores bolsonaristas quanto de direita não-bolsonarista. A pesquisa também aponta um recuo de Lula em possíveis disputas de segundo turno contra outros governadores, como Ratinho Jr, Ronaldo Caiado e Romeu Zema.
O levantamento, que ouviu 2.004 pessoas presencialmente entre 5 e 9 de fevereiro, com margem de erro de dois pontos, revela que 49% dos entrevistados desaprovam o desempenho do governo Lula, e 57% não acreditam que ele mereça um novo mandato. Tanto Lula quanto Flávio Bolsonaro apresentam altos índices de rejeição, com 54% para o presidente e 55% para o senador, indicando uma eleição acirrada, especialmente entre o eleitorado independente. Entre os nomes do PSD testados, Ratinho Júnior é o mais bem posicionado, embora ainda distante dos líderes.
G1 Política • 12 fev, 00:00
G1 Política • 11 fev, 13:59
G1 Política • 11 fev, 13:59
InfoMoney • 11 fev, 14:00