O presidente Lula visitará Recife, Salvador e Rio de Janeiro durante o Carnaval, com a oposição criticando a homenagem na Sapucaí, mas o TSE e a Justiça Federal rejeitaram pedidos para barrar o desfile.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem um roteiro intenso programado para o feriado de Carnaval, com visitas a três capitais brasileiras a partir de sexta-feira (13). Ele iniciará sua agenda em Recife, onde participará do tradicional desfile do Galo da Madrugada, e seguirá para Salvador, onde acompanhará a saída do bloco Trio da Cultura, liderado pela ministra Margareth Menezes, de um camarote. O encerramento de sua participação carnavalesca será no Rio de Janeiro, acompanhando o desfile da Acadêmicos de Niterói na Sapucaí, escola que o homenageia com o enredo "Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil".
Partidos de oposição acionaram a Justiça, alegando propaganda eleitoral antecipada devido à homenagem na Sapucaí. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou por unanimidade dois pedidos de liminares contra o desfile, e a Justiça Federal também negou ações da senadora Damares Alves e do deputado Kim Kataguiri sobre o mesmo tema. Após as festividades, Lula se prepara para uma viagem internacional, com destino à Índia e Coreia do Sul.