Guerras e tensões geopolíticas continuam a impactar mercados globais, mas a busca por proteção de investidores se adapta, com ouro e franco suíço emergindo como novos portos seguros, enquanto ativos tradicionais perdem força.
Conflitos internacionais, como a invasão da Ucrânia pela Rússia, continuam a gerar impactos significativos nos mercados globais, afetando bolsas, juros e moedas. No entanto, a dinâmica da busca por proteção por parte dos investidores tem se alterado. Historicamente, petróleo, ouro, dólar e títulos do Tesouro americano serviam como refúgios, mas um estudo da Quantum Axis revela que o petróleo perdeu relevância e o dólar e Treasuries começam a perder correlação devido à situação fiscal americana e interferências políticas.
Nesse novo cenário, o ouro e outros metais como prata e cobre ganharam destaque como ativos de proteção, impulsionados também pelo aumento das reservas de ouro por bancos centrais. Além disso, o franco suíço emerge como um novo porto seguro, assumindo parte do papel que antes era do dólar. Especialistas alertam para a especulação e as reações irracionais do mercado em momentos de crise, aconselhando os investidores a focar nos fundamentos e evitar o efeito manada.