As vendas no varejo dos Estados Unidos permaneceram inalteradas em dezembro, frustrando expectativas e sinalizando uma desaceleração nos gastos do consumidor e na economia geral.
As vendas no varejo dos Estados Unidos permaneceram inalteradas em dezembro, contrariando as projeções de economistas que previam um avanço de 0,4%. Este resultado, após um aumento de 0,6% em novembro, sugere uma desaceleração nos gastos do consumidor e, consequentemente, na economia geral do país. A estabilidade nas vendas, especialmente após a queda de 0,1% nas vendas excluindo itens voláteis e a revisão para baixo dos dados de novembro, pode levar economistas a reduzir suas estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre.
Este cenário de menor dinamismo nos gastos do consumidor é reforçado pela queda da taxa de poupança para 3,5% em novembro, o menor nível em três anos, mesmo com o aumento da riqueza das famílias. A desaceleração nas vendas no varejo é um indicador crucial da saúde econômica, e o governo americano divulgará a estimativa preliminar do PIB do quarto trimestre na próxima semana, fornecendo mais clareza sobre o impacto desses dados.