A Receita Federal desmentiu informações falsas que circulam nas redes sociais sobre a suspensão de contas bancárias e cartões de crédito por supostas dívidas ou impostos atrasados, alertando para golpes.
A Receita Federal veio a público para desmentir categoricamente a circulação de informações falsas nas redes sociais, como X, Facebook e TikTok, que alegam a suspensão de contas bancárias e cartões de crédito de contribuintes por supostas dívidas ativas da União ou impostos atrasados. A instituição reforça que tal medida é ilegal e inconstitucional, não sendo praticada pelos órgãos federais. O alerta visa proteger os cidadãos de golpes financeiros, nos quais organizações criminosas utilizam essas notícias falsas para extorquir dinheiro.
Eduardo Sadalla Bucci, coordenador-geral da Dívida Ativa da União, explicou que a Dívida Ativa refere-se a débitos não pagos ao governo federal e que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) não realiza cancelamento de PIX ou bloqueio de bens sem uma decisão judicial. A Receita Federal orienta que qualquer cobrança com ameaça de suspensão deve ser denunciada, e o público deve se manter vigilante contra mensagens falsas, especialmente as que chegam via WhatsApp, que já foram desmentidas em outras ocasiões.