O único aeroporto da remota ilha de Santa Helena foi fechado por tempo indeterminado devido à falta de segurança operacional, deixando turistas retidos e impactando a economia local.
A ilha de Santa Helena, um território britânico no Atlântico Sul e historicamente conhecida como local de exílio de Napoleão Bonaparte, encontra-se em uma situação de isolamento após o fechamento de seu único aeroporto. A medida foi tomada devido à falta de segurança operacional dos caminhões de bombeiros, deixando turistas retidos e afetando significativamente a economia local, que tem no turismo uma de suas principais fontes de renda. O governo prevê que os voos programados até 20 de fevereiro serão impactados.
Com cerca de 5 mil moradores, a ilha depende crucialmente dos voos semanais para Joanesburgo e mensais para a Ilha de Ascensão para sua conexão com o mundo exterior. O aeroporto, inaugurado há quase uma década, já enfrentou desafios como fortes ventos e foi criticado como um "elefante branco" devido ao alto investimento e dificuldades operacionais. O governo britânico foi alertado sobre a situação, e uma equipe especializada está na ilha para avaliar e trabalhar na reabertura da infraestrutura.