A portabilidade de crédito pode ser feita de forma totalmente digital através do open finance, permitindo a transferência de empréstimos entre instituições financeiras diretamente pelos aplicativos bancários, visando maior agilidade e concorrência no mercado.
A portabilidade de crédito no Brasil deu um salto significativo com a implementação da modalidade digital via open finance. Agora, os consumidores podem transferir seus empréstimos entre diferentes instituições financeiras de forma totalmente online, diretamente pelos aplicativos dos bancos. Essa novidade visa desburocratizar e agilizar um processo que antes podia levar de 20 a 25 dias, promovendo maior transparência e incentivando a concorrência no mercado financeiro, o que pode resultar em melhores condições e taxas de juros para os clientes.
Inicialmente, a funcionalidade está disponível para operações de crédito pessoal sem consignação, conhecidas como crédito "clean". A Associação Open Finance Brasil, através de sua presidente Ana Carla Abrão, destacou o lançamento como um marco para o ecossistema financeiro, projetando um mercado mais acessível e competitivo. A expectativa é que, em breve, outras modalidades de crédito, como o consignado do INSS e o crédito imobiliário, sejam gradualmente incorporadas a essa plataforma digital, ampliando ainda mais os benefícios para os consumidores.