O Banco Central revisará regras do FGC e normas financeiras até 2027, em resposta a liquidações como as do Banco Master e Will Bank, buscando modernizar o sistema.
O Banco Central (BC) anunciou planos para uma revisão abrangente das regras do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e de outras normas do setor financeiro, com previsão de conclusão até o início de 2027. A iniciativa, divulgada pelo diretor Gilneu Vivan, é uma resposta aos recentes casos de liquidação extrajudicial do Banco Master e Will Bank, que resultaram no pagamento de mais de R$ 40 bilhões em garantias pelo FGC.
Além da revisão do FGC, a agenda do BC inclui a definição de novas regras para a distribuição de títulos e a implementação de normas mais rigorosas para a prevenção de fraudes, além de uma possível revisão tarifária. Os casos do Banco Master e Will Bank, que mobilizaram o BC, TCU e STF, trouxeram lições importantes sobre a duração e complexidade dos processos de liquidação, embora Vivan tenha ressaltado que não houve impacto significativo nas captações de outros bancos de pequeno e médio porte.