O PSD, liderado por Gilberto Kassab, atraiu sete deputados estaduais do PSDB e Cidadania, fortalecendo a base de Tarcísio em SP e sinalizando o declínio do PSDB no estado.
Após um encontro com Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD e secretário de Governo de São Paulo, sete deputados estaduais do PSDB e do Cidadania decidiram migrar para o PSD. A movimentação inclui seis parlamentares do PSDB – Rogério Nogueira, Carlão Pignatari, Barros Munhoz, Analice Fernandes, Maria Lúcia Amary e Mauro Bragato – e um do Cidadania, Dirceu Dalben. Esta ação visa fortalecer a base do governador Tarcísio de Freitas na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que agora contará com 52 deputados, consolidando uma maioria governista.
As filiações, agendadas para 4 de março, enfraquecem significativamente as bancadas do PSDB e do Cidadania. A federação PSDB-Cidadania perderá o status de terceira maior bancada na Alesp, ficando com apenas quatro deputados e equiparando-se a MDB e PSB. Este movimento é visto como um sinal do declínio do PSDB em São Paulo, partido que dominou a política paulista por décadas, mas que perdeu a hegemonia em 2022 e enfrenta uma crise interna, sem ter eleito prefeitos em nenhuma capital brasileira em 2024. A deputada Carla Morando (PSDB) também planeja deixar o partido, enquanto Ana Carolina Serra (Cidadania) não pensa em mudança por enquanto.
Este cenário em São Paulo faz parte de uma estratégia nacional do PSD para expandir sua presença política, que já conta com seis governadores e grandes bancadas no Congresso, reforçando a influência do partido no cenário político brasileiro.
G1 Política • 6 fev, 05:02
InfoMoney • 5 fev, 17:44
G1 Política • 5 fev, 14:46