As reclamações de crédito consignado não solicitado no INSS cresceram 113% em 2025, totalizando 19.888 denúncias de cobranças indevidas e cartões não solicitados.
As denúncias de crédito consignado não contratado no INSS registraram um aumento expressivo de 113% em 2025, somando 19.888 reclamações no site Consumidor.gov. Esse crescimento evidencia um problema persistente de cobranças indevidas e cartões de crédito consignado não solicitados, como a RMC, que afetam diretamente os segurados. Empréstimos cobrados sem solicitação representam mais de um quarto das queixas na plataforma, e o total de reclamações sobre consignados não solicitados ultrapassa 111 mil desde 2019.
Diante do cenário, o INSS busca mitigar os impactos financeiros e proteger os beneficiários. Um acordo recente com a Febraban e a ABBC visa retomar a cobrança de valores das instituições financeiras que oferecem empréstimos consignados, com a expectativa de gerar R$ 148,4 milhões para o instituto. A medida busca responsabilizar as entidades e coibir práticas abusivas, oferecendo um alívio financeiro e maior segurança aos segurados.